terça-feira, 25 de junho de 2013

Projeto Horta da EE Porto Vilma multiplica as formas de aprender

A Escola Estadual Porto Vilma, de Deodápolis, realiza o projeto interdisciplinar “Horta Escolar”, que trata com os estudantes de alimentação saudável, alimentos que enriquecem o cardápio e até inseticidas naturais. Na aula de Matemática, a professora explora os canteiros em formas de figuras geométricas planas e calcula área plantada e perímetro. O projeto proporciona possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

sábado, 22 de junho de 2013

NTE de Glória de Dourados promove Oficina para os professores de Geografia e Ciências

O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), de Glória de Dourados, realizou esta semana, no laboratório de informática do NTE/UEMS, uma oficina do programa de formação continuada dos professores regentes de Geografia e Ciências, professores gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos (PROGETEC) e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino de Glória de Dourados, Deodápolis, Vicentina e Jateí, propondo o uso do Solar System Scope nos projetos didático-pedagógicos com a utilização das tecnologias.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Estudantes da EE Porto Vilma encenam clássicos da literatura infantil

Os estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Porto Vilma, de Deodápolis, encenaram durantes as aulas dois dos mais famosos clássicos da literatura infantil: Branca de Neve e os 7 Anões e Chapeuzinho Vermelho. 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

EE São José Desenvolve projeto de acompanhamento escolar

 A Coordenadora de Língua Portuguesa Escola Estadual São José localizada no distrito de São José, munícipio de Vicentina, juntamente com as Professoras Regentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a Progetec, visando melhorar o rendimento escolar dos alunos com defasagem em Língua Portuguesa terão um caderno de acompanhamento coordenado pela Coordenadora Ana Ribeiro, onde fará um trabalho com atividades diversificadas procurando a melhoria dos alunos que serão acompanhados. Na ocasião foi montado um caderno para cada um dos alunos onde uma vez por semana levarão o caderno com atividades extra-classe para casa, onde estarão desenvolvendo atividades relacionadas ao conteúdo de Língua Portuguesa. 
 

Estudantes da EE Dorcelina de Oliveira Folador participam de aula prática de Biologia

A professora de Biologia da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador, de Novo Horizonte do Sul, promoveu uma aula atrativa e prática aos estudantes. Eles montaram células animais e vegetais utilizando diferentes materiais como massinha de modelar, gelatina, EVA e isopor e depois apresentaram seminários sobre as funções de cada organela citoplasmática.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Escolha dos livros didáticos

A escolha dos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destinados aos alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, para o triênio de 2014 até 2016, será realizada no período de 2 a 12 de agosto de 2013, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A escolha deverá ser realizada pela escola, com base nas orientações constantes no Guia de Livros Didáticos, que será disponibilizado, a partir de 21 de junho, exclusivamente no portal FNDE. A direção da escola deverá designar um responsável para realizar o registro da escolha pela internet, em www.fnde.gov.br >> Livro Didático >> Escolha PNLD 2014.
As escolas receberão uma carta amarela do FNDE, registrada, com dados de usuário e senha de acesso ao sistema de escolha, até o mês de julho de 2013. A direção da escola é responsável pela guarda e sigilo da senha. Também será encaminhada carta contendo orientações para o registro da escolha do PNLD 2014. As escolas devem designar alguém para receber as correspondências nesse período.
Para que o processo de escolha seja realizado pela escola com autonomia e seja isento de interferências externas, o FNDE regulamentou as formas de divulgação dos livros no PNLD. Esse documento, intitulado de Normas e Condutas, está disponível no portal, em www.fnde.gov.br >> Livro Didático >> Legislação >> 2007 >> Portaria nº 7 de 5/4/2007 e é de leitura imprescindível.
É importante ressaltar que, no período que vai da divulgação do Guia pelo FNDE até o final da temporada de escolha, os representantes dos editores ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes, e ficam proibidos de participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas, cabendo aos dirigentes e professores denunciar as violações pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal www.fnde.gov.br no espaço reservado ao processo de escolha. Também é não é permitido às escolas aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes.
O MEC e o FNDE não solicitam confirmação de dados de usuário e senha por e-mail ou telefone. As escolas devem cuidar para que esses dados fiquem seguros. Possíveis violações ao processo de escolha devem ser denunciadas pelos dirigentes e professores, pelo 0800 616161 ou pelo portal do FNDE.
Para informações, consulte o portal do FNDE ou recorra ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 0800 616161, teclando “2” e depois “5”.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estudantes da EE Lagoa Bonita assistem palestra sobre o Meio Ambiente

A Escola Estadual Lagoa Bonita, do Distrito Lagoa Bonita, recebeu nesta segunda-feira (3) membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Deodápolis para uma palestra alusiva à Semana do Meio Ambiente, comemorada de 3 a 7 de junho. Durante a apresentação eles abordaram preservação, reciclagem e reflorestamento, além de atitudes diárias que os estudantes podem desenvolver para tornar o meio em que vivemos um lugar melhor.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

SALA DE PROFESSOR 2013

Um documentário da TV Escola, um ponto de partida para grandes trabalhos. A ideia central do programa "Sala de Professor" é incentivar os professores de Ensino Médio a desenvolverem projetos que mudem a sala de aula.
Em cada programa, dois professores convidados criam projetos a partir de documentários exibidos na TV Escola. As propostas são inovadoras e podem ser realizadas em qualquer escola do país. Os resultados são experimentos criativos e atividades ousadas que os professores podem repetir ou adaptar à realidade de sua escola.
Os trabalhos apresentados são detalhados em fichas pedagógicas que ficam disponíveis no site da TV Escola. Animações, tabelas, mapas e infográficos tornam os conteúdos mais visuais e interativos. Os recursos não estão apenas no site. Transformados em fascículos interativos, eles garantem mais ferramentas educacionais aos professores de todo o Brasil.
Mais informações em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=766:sala-de-professor-2013&catid=71:destaque